A CULTNE DOC
Há 40 anos, nascia o acervo. Hoje são nítidos os ganhos desta ação para a sociedade brasileira, que pode conhecer um pouco mais sobre si mesma. Hoje ganhamos todos, porque vemos com nossos próprios olhos, pontos de vista jamais revelados, de diversos momentos da história social brasileira moderna. Através de imagens como estas, podemos questionar e discutir as realidades vigentes. É por isso que o acervo não deve se limitar ao tanto que já possui, e através do projeto CULTNE devemos estimular jovens e adolescentes a conhecer sobre a história muitas vezes a grande mídia não revela.

A idéia é aproveitar o potencial presente nas primeiras gerações dessa forma de expressão cultural: o de se valer das formas estéticas para promover discussões, recursos pedagógicos, democratização do conhecimento, investimento na autoestima e uma forma criativa e consistente de conhecimento de si próprio e do outro, o que, em última análise, concorreria para atuar no combate ao racismo, à violência e à toda forma de preconceito ou segregação.

O projeto CULTNE é uma iniciativa concreta de resgate histórico e divulgação da cultura negra, que adiciona novos pontos de vista na história contemporânea brasileira. O conteúdo de áudio e vídeo desse acervo é original, único e inédito, o que torna imprescindível seu compartilhamento com o resto do mundo e seu valor inestimável. O Projeto é auto-renovável pois abre portas para interação com os usuários que contribuem com seus registros e tornando o acervo eternamente crescente.

 

África Carnaval Cultura Urbana Dança Esporte Festivais Literatura Mídia Negra  

Movimento Negro Mulher Negra 1 Mulher Negra 2 Música Negra Negritude Personalidades Política  

Raízes Afro Religião Renascença Club Samba 1 Samba 2 Samba 3 Seminários Teatro  

Tributo